Confiança dos consumidores portugueses renova máximos de 14 anos
- admin
- October 2, 2015
A confiança dos consumidores em Portugal voltou a melhorar em Setembro para o nível mais elevado desde Junho de 2001, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística.
“O aumento do indicador de confiança dos consumidores em Setembro reflectiu o contributo positivo das perspectivas sobre a evolução da poupança e das expectativas sobre evolução da situação financeira do agregado familiar e da situação económica do país, mais significativo no primeiro caso”, explica hoje o INE.
De acordo com a mesma fonte, a confiança dos consumidores em Portugal, que está a subir desde o início de 2013, melhorou de -18,1 em Agosto para -17,2 em Setembro. “A tendência ascendente observada desde o início de 2013 e registando o valor mais elevado desde Junho de 2001″.
Já o indicador de clima económico estabilizou pelo segundo mês consecutivo, em +1,4, tendo caído na indústria transformadora e no comércio, estabilizado na construção e obras públicas e aumentado ligeiramente nos serviços.
“Em Setembro, o indicador de confiança diminuiu na Indústria Transformadora e no Comércio, estabilizou na Construção e Obras Públicas e aumentou ligeiramente nos Serviços”, acrescenta o INE.