Portugueses estão a usar mais sacos de lixo mas há um senão
- admin
- October 22, 2015
Esta medida pode reduzir os benefícios ambientais que eram esperados pelo Governo aquando a introdução da medida, em fevereiro.
O consumo de sacos de lixo em Portugal aumentou mais de 40% desde que entrou a lei sobre os sacos de plástico dos supermercados, em fevereiro, dá conta o Público.
O uso dos sacos leves, antes gratuitos, diminuiu consideravelmente. Mas há um efeito colateral: a quebra de receitas e despedimentos na indústria.
“Verifica-se uma grande redução dos sacos de plástico dos supermercados. O que aparece agora são sacos de maior volume, pretos”, explica a diretora executiva da Reslantejo, que gere os resíduos urbanos, Susana Ramalho.
Esta situação está também a levar os portugueses a despejar o lixo diretamente para o contentor, sem saco nenhum, aumentando o problema das escorrências, ou seja, poluindo o ambiente, algo que o Governo queria reduzir. “Há muito lixiviado. As próprias viaturas de recolha ficam mais sujas”, revela a coordenadora da área técnica do Tratolixo, Cristiana Santos.
Com esta medida o Governo espera arrecadar 40 milhões de euros.