Crédito recua mas malparado cresce nas grandes empresas

Crédito recua mas malparado cresce nas grandes empresas

  • admin
  • January 21, 2016

Crédito vencido nas pequenas e médias empresas recuou 0,3 p. p. face a outubro, situando-se em 18,5% no final de novembro 

O crédito concedido pelo sector financeiro em Portugal recuou em novembro, mostram números agora publicados pelo Banco de Portugal (BdP). Segundo o supervisor, os empréstimos às empresas recuaram 2,2% face a novembro de 2014 e o crédito às famílias recuou 2,3%. Já em termos mensais, o BdP identifica um recuo de 0,2 pontos no crédito concedido às empresas em novembro de 2015 face ao mês anterior. Caso oposto ao que se verificou nos empréstimos às famílias, que subiram 0,1 p.p. face a outubro.

Olhando de forma desagregada para os créditos às sociedades não financeiras, o banco central nota que a taxa de variação anual (TVA) dos empréstimos às grandes empresas “situou-se em -2,9%, enquanto a TVA das pequenas e médias empresas apresentou o valor de -2,6%”. Em ambos os casos os valores representam recuos mensais de 0,2 p.p. “Em sentido inverso, a TVA dos empréstimos concedidos a empresas privadas exportadoras apresentou uma variação positiva de 0,2 p. p. relativamente ao mês anterior, situando-se em 1,9%.”

Malparado.

O Banco de Portugal aponta que em novembro “o crédito vencido das sociedades não financeiras” foi de 16,4%, “o que representa uma redução de 0,2 p.p. face a outubro”. Mas este é o valor global relativo a todas as empresas.

“A percentagem de empresas com crédito vencido reduziu 0,4 p.p. em relação ao mês anterior, situando-se em 30%”, realça ainda o comunicado.

Entrando em maior detalhe nos dados divulgados pelo banco central, nota-se que houve distintos comportamentos relativos ao crédito em novembro: “Por dimensão de empresa, o rácio de crédito vencido das grandes empresas foi de 7,0%”, valor que representa “um aumento de 0,5 p.p. face ao mês anterior”.

Também nas “empresas privadas exportadoras” se registou um aumento do crédito vencido, em 0,3 p.p. de outubro para novembro, elevando para 6,2% o rácio de crédito vencido neste segmento empresarial.

Já nas pequenas e médias empresas o grau de cumprimento aumentou. “Apresentaram para este indicador um valor de 18,5%”, ou seja, “uma redução de 0,3 p. p. face a outubro”.

Também as famílias residentes em Portugal aumentaram o seu grau de cumprimento de créditos ao longo de novembro. Segundo o BdP, “o rácio de crédito vencido das famílias situou-se em 5,2%” no final de novembro, menos 0,1 p.p. face a outubro.

[Fonte]