No domingo terá 16 opções de voto. Sabe quais são?
- admin
- October 1, 2015
Não têm assento parlamentar, mas apresentam-se a eleições para conseguir eleger deputados e ganhar uma voz na Assembleia da República. Nos boletins de voto de 4 de outubro, serão 16 as opções. Sabe quais são?
Depois de, há quatro anos, 17 forças políticas terem ido a votos, os portugueses preparam-se para, no próximo dia 4 de outubro, escolher uma entre as 16 opções constantes nos boletins de voto.
Além dos partidos que atualmente têm assento parlamentar (PSD/CDS, PS, PCP/PEV e BE), mais 12 forças partidárias, quase todas de esquerda, concorrem por um lugar em São Bento.
Ainda que com poucos recursos e tempo de antena nas televisões, aqueles que são comummente designados de pequenos partidos tentam travar grandes lutas. Conseguir eleger um deputado é, para a maioria, o desafio.
É possível, a avaliar pelas sondagens, que o Partido Democrático Republicano (PDR) o consiga. O partido criado este ano pelo ex-bastonário da Ordem dos Advogados Marinho e Pinto tem a justiça como uma das principais bandeiras e propõe-se a alterar o sistema judicial em Portugal.
Bem posicionado para conseguir eleger um mandato está também o Livre/Tempo de Avançar de Rui Tavares e Ana Drago, que concorre pela primeira vez às legislativas e está apostado em reestruturar a dívida, suspender as Parcerias Público-Privadas e referendar novos tratados da União Europeia.
A dívida pública é também uma preocupação da plataforma Agir, que agrega o Partido Trabalhista Português (PTP) e o Movimento Alternativa Socialista (MAS) e é encabeçada por Joana Amaral Dias. Anunciada em março, esta coligação aposta no combate à corrupção e visa impedir o perpetuar dos mesmos atores políticos no poder. (Ler mais)